SEI! Bahia

O que é o Projeto SEI?

O SEI Bahia é o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Poder Executivo do Estado da Bahia, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O sistema busca promover a eliminação do papel como suporte físico para documentos e garante ganhos de agilidade, segurança, transparência, controle e redução de custos.

Através do Decreto nº 17.983 de 24 de Outubro de 2017, o estado da Bahia estabeleceu o SEI como sistema para tramitação e armazenamento de processos administrativos sendo o primeiro Governo Estadual a gerir eletronicamente estes processos.

Através do uso do SEI, obtemos:

  • Agilidade: quando viabilizamos que unidades distantes fisicamente atuem de forma simultânea no mesmo processo, o que colabora para reduzir o tempo de realização das atividades.
  • Redução de custo: visto que os processos são encaminhados a partir de meio eletrônico, dispensando gastos com malotes e transporte.
  • Segurança: visto que toda a informação do processo fica armazenada em base de dados com rotinas de backup diário.
  • Transparência: visto que processos ficam disponíveis para consulta pública através de site específico.
  • Controle maior de prazos e etapas de execução dos processos.

Para maiores informações acesse o portal SEI Bahia.

Tipos de Processos

A estratégia utilizada para implantação do SEI nos órgãos do Estado envolveu a utilização de três importantes conceitos. São eles:

Processos Finalísticos e Sistêmicos

Vídeos, Tutoriais e Manuais de uso

SEI! Bahia Módulo 1

SEI! Bahia Módulo 2

Capacitação SEI Bahia – Sistema Eletrônico de Informações

Manuais de Orientação de uso SEI Bahia

  •  picture_as_pdfManual de Utilização do SEIManual com orientações de uso das funcionalidades do SEI.
  •  picture_as_pdfManual de Habilitação de Usuário Externo ao SEI Bahia. Manual UNEB com orientações para habilitação dos usuários externos ao SEI Bahia.

Peticionamento

  •  picture_as_pdfManual de Peticionamento SEI Bahia. Manual UNEB com orientações para utilização do módulo de peticionamento do SEI Bahia.
  •  picture_as_pdfAssinar documentos em 07 passos.
  •  picture_as_pdfAutenticar documentos externos em 06 passos.
  •  picture_as_pdfBloco de assinatura em 09 passos.
  •  picture_as_pdfBloco de reunião em 09 passos.
  •  picture_as_pdfBloco interno em 07 passos.
  •  picture_as_pdfInserir anotações em 05 passos.
  •  picture_as_pdf Texto Padrão

Legislação e Normas