Perguntas Frequentes

Usuário interno: servidores efetivos, comissionados, Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, requisitados da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, colaboradores eventuais e estagiários de nível superior, detentores de perfil de acesso no SEI BAHIA compatível com suas atribuições e cargo ocupado. Os colaboradores eventuais e os estagiários de nível superior estão condicionados à autorização da SRL/SAEB.

 

Usuário externo: qualquer interessado (agente externo) que necessite consultar um processo ou documento no SEI BAHIA, como alunos, fornecedores, auditores, professores externos, dentre outros.

O acesso é feito pelo endereço http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/.

Usuários internos: servidores ativos do órgão; Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, colaboradores eventuais e estagiários de nível superior deve acessar o endereço acima e selecionar a opção “Acesse o Sistema” ou https://seibahia.ba.gov.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=GOVBA&sigla_sistema=SEI&infra_url=L3NlaS8=

 

Usuários externos: usuários não vinculados ao órgão, como alunos e fornecedores devem acessar pelo  endereço https://seibahia.ba.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

Para servidores, quaisquer solicitações ou dúvidas devem ser encaminhadas do seu  e-mail pessoal institucional (@uneb) para o e-mail: suportesei@uneb.br. Para alunos, deverá ser utilizado o e-mail peticionamentosei@uneb.br.

Você pode acessar o manual através do nosso site acessando no menu SEI Bahia > Vídeos, tutoriais e manuais de uso ou clicando aqui .

O servidor, vinculado a UNEB deve enviar um e-mail exclusivamente a partir do seu e-mail pessoal institucional para o Suporte ao SEI UNEB: suportesei@uneb.br. Para saber os serviços realizados e os procedimentos para solicitação acesse https://epp.uneb.br/suporte-sei-uneb/.

Sim, por meio da pesquisa pública (cliquei aqui) ou mediante autorização por parte do órgão, através de habilitação como usuário externo.

Para habilitar acesso á usuário externo ao SEI, e necessário uma solicitação por parte da unidade/setor do órgão. Mas antes, o usuário precisa realizar cadastro no SEI.

Consulte o nosso manual de acesso externo acessando SEI Bahia > Acesso Externo ou clicando aqui.

Caso esteja com dificuldades de acessar o SEI, entre em contato enviando um e-mail exclusivamente a partir do seu e-mail pessoal institucional para suportesei@uneb.br para Reset de Senha.

Para maiores informações acesse Suporte SEI UNEB > Resetar Senha ou acesse pelo endereço https://epp.uneb.br/suporte-sei-uneb/ e procure por “Resetar Senha”. Orientamos que, ao enviar solicitação ao suporte, envie uma imagem (print) da tela mostrando a mensagem de erro.

Para solicitar inclusão de novo usuário interno no SEI, encaminhe um e-mail para suportesei@uneb.br com as informações:

  • Nome completo;
  • E-mail institucional do usuário;
  • Matrícula (caso não tenha matrícula o usuário deve informar “NA”);
  • RG;
  • CPF;
  • Telefone do setor;
  • Sigla da unidade no SEI;
  • Cargo/Função.

 

Caso o usuário seja Terceirizado ou Estagiário, a solicitação deve ser realizada pelo Gestor (Pró-Reitores, Diretores, Chefes de Unidade, Secretários Especiais e Assessores Especiais).

Não é recomendado que mantenha o processo aberto na Unidade, por alguns motivos, como excesso de recurso acarretando em lentidão. Nesse caso, o cenário ideal é usar a opção “Acompanhamento Especial”.

Para maiores informações acesse o endereço https://epp.uneb.br/wp-content/uploads/2021/11/GuiaSEI_V01.pdf e procure “Acompanhamento Especial”.

Para que usuários de outras mesas diferentes da qual o documento foi criado possam assinar um documento, é necessário criar o bloco de assinaturas. O bloco de assinatura permite que o documento seja assinado por usuários lotados em unidades de trabalho de outros órgãos.

Dessa forma, caso seja necessária a assinatura de um ou mais usuário(s) diferente(s) dos que pertencem à unidade que criou o documento é necessário utilizar o bloco de assinaturas.

Para acessar basta seguir os passos: Menu Lateral > Bloco de Assinaturas > Novo

Ao criar o bloco, informar as unidades dos usuários que assinarão o(s) documento(s). Após criar o bloco, não clicar em “Concluir”. O bloco tem que ficar no Estado “Aberto”.

Para maiores informações acesse o infográfico sobre Blocos de Assinatura através do endereço https://epp.uneb.br/wp-content/uploads/2022/01/13ED-Sei-Bahia.pdf

O módulo de peticionamento permite que o aluno faça sua solicitação sem necessidade de comparecimento ao protocolo.

Solicitações rotineiras como aproveitamento de atividade complementar, trancamento de matrícula, segunda chamada para atividade avaliativa, dentre outras, poderão ser solicitadas através do Módulo de Peticionamento do SEI Bahia, permitindo ao aluno (a) preencher o Requerimento Escolar, assinar documentos eletronicamente, anexar arquivos complementares, consultar recibo do peticionamento protocolado e acompanhar a tramitação do processo.

Atenção! Para que a utilização do peticionamento eletrônico seja viabilizada é necessário, primeiramente, habilitar o seu acesso como usuário externo ao sistema SEI Bahia.

Para maiores informações acesso o endereço: https://epp.uneb.br/wp-content/uploads/2022/03/Manual-do-Aluno_Peticionamento.pdf.

Para que pessoas de fora da instituição possam acompanhar processos e assinar documentos, poderão ser cadastradas como usuário externo, desde que se enquadrem em um dos seguintes perfis:

  • Fornecedor do Estado da Bahia;
  • Advogado de servidor em processo administrativo;
  • Aluno bolsista FAPESB;
  • Aluno apto a colar grau via videoconferência;
  • Aluno membro do Conselho;
  • Aluno apto para utilização do módulo de Peticionamento - SEI Bahia;
  • Professor externo para Banca de Defesa de TCC.